terça-feira, 23 de novembro de 2010

Patativa do Assaré

Patativa: compositor, poeta e improvisador
 Patativa do Assaré, cujo nome verdadeiro é Antônio Gonçalves da Silva, nasceu em 5 de março de 1909, na cidade de Assaré (estado do Ceará). Foi um dos mais importantes representantes da cultura popular nordestina.
 Dedicou sua vida a produção de cultura popular (voltada para o povo marginalizado e oprimido do sertão nordestino). Com uma linguagem simples, porém poética, destacou-se como compositor, improvisador e poeta, apesar de ser analfabeto. Produziu também literatura de cordel, porém nunca se considerou um cordelista. 
 Patativa só passou seis meses na escola. Isso não o impediu de ser Doutor Honoris Causa de pelo menos três universidades. Não teve estudo, mas discutia com maestria a arte de versejar. Morreu em 08 de julho de 2002 na cidade que lhe emprestava o nome. Leia mais...
  Alguns cantores nordestinos gravaram as composições de Patativa, como Fagner e Luiz Gonzaga, que gravaram Vaca Estrela e Boi Fubá e Triste Partida, respectivamente.
           


Vaca Estrela e Boi Fubá
Seu dotô me de licença  
Pra minha história contá
Hoje eu tô na terra estranha
E é bem triste o meu pená
Mas já fui muito feliz
Vivendo no meu lugá
Eu tinha cavalo bom
Gostava de campeá
E todo dia aboiava
Na porteira do currá
           Ê, vaca Estrela, ô, boi Fubá            

A Triste Partida
Meu Deus, meu Deus
Setembro passou
Outubro e Novembro
Já tamo em Dezembro
Meu Deus, que é de nós,
Meu Deus, meu Deus
Assim fala o pobre
Do seco Nordeste
Com medo da peste
Da fome feroz
Ai, ai, ai, ai












Nenhum comentário:

Postar um comentário